Pierre Schaeffer & Pierre Henry / Musique concrète
Schaeffer nasceu em Nancy e seus pais eram ambos engenheiros. Pierre chegou a considerar a engenharia também como uma carreira. Ele estudou na École Polytechnique, e começou a trabalhar em 1936 na Office de Radiodiffusion Télévision Française (ORTF) em Paris.
Lá ele começou a experimentar a gravação de sons e por volta de 1948-1949, convencendo a gerência da estação de rádio a autorizá-lo a utilizar os equipamentos. Ele tentava tocar os sons no sentido inverso, mais lento, mais rápido, sobreposto a outros sons, técnicas desconhecidas até então. Sua primeira peça completa foi um resultado desses experimentos, e foi intitulada Étude aux chemins de fer (1948).
Em 1951, cria o Grupo de Pesquisa de Música Concreta (Groupe de Recherche de Musique Concrète – GRMC) após se estabelecer na R.T.F e se associar ao compositor Pierre Henry.
Musique concrète (do francês, literalmente, "música concreta") é o nome dado à um tipo de música eletrônica produzida a partir de edição de áudio unida à fragmentos de sons naturais e/ou industriais.
A música concreta, engloba todos os processos que incluam a junção de partes completas ou fragmentos de sons "les objects sonores" que podem ser sons do ambiente, todo o tipo de ruídos até instrumentos musicais. Estes fragmentos são primeiro gravados e modificados posteriormente num estúdio especializado. Note-se que os sons utilizados para fazer música concreta não eram em regra sons obtidos a partir de instrumentos eletrônicos.
Uma vez que os sons são gravados antes do processo de construção da música em si, ao invés da melodia ser escrita antes que um instrumentista possa transformá-lo em som, pode dizer-se que é o oposto do modo tradicional de composição. O estilo nasceu entre o final da década de 40 e início da década de 50, acompanhando os desenvolvimentos da tecnologia na área de áudio, mais prominentemente com os microfones, e a disponibilidade comercial de gravadores magnéticos, utilizados como tape loops.
Pierre Henry, que como dito acima trabalhou com Pierre Schaeffer, teve como sua obra mais conhecida o álbum experimental Messe pour le temps présent (1967), em cooperação com o coreógrafo Maurice Béjart.
Uma das músicas deste álbum, "Psyché Rock",inspirou o tema do desenho animado Futurama, dando a entender que, para seu criador Matt Groening, a música eletroacústica seria a música do futuro.
Fonte : Wikipedia
O piano schaefferiano inspirou-se no "Tratado dos Objetos Musicais " de Pierre Schaeffer.
http://www.youtube.com/watch?v=aJCJWsLrtU4